Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Equidade

15/01/2019 09:43

A Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) foi criada em 2022, pela Resolução Normativa nº 165/2022/ do CUn, de 26 de julho de 2022, a partir da transformação da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD), como um dos compromissos da Gestão 2022-2026. Pautada no princípio da equidade, a Proafe tem por objetivo desenvolver políticas e ações institucionais, pedagógicas e acadêmicas de promoção das ações afirmativas na Universidade, referentes ao ensino na educação básica, graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão, contratação de pessoal e gestão institucional, de modo transversal e em articulação com as demais estruturas universitárias.

Ações Afirmativas e Equidades

A equidade parte do reconhecimento de que há diferenças em variados campos (culturais, históricos, econômicos, de gênero, acessibilidade etc.), que nos colocam em posições desiguais na sociedade. Considerando esse contexto, trata-se de corrigir assimetrias, oferecendo as condições que as pessoas necessitam, para possibilitar que todas tenham acesso às oportunidades.

Para tanto, a Proafe se dedica a estruturar e promover políticas que fomentem o acesso e permanência de estudantes, do ensino básico à pós-graduação, de servidores docentes e servidores técnicos de maneira equitativa na Universidade. Trabalho realizado através do enfrentamento às desigualdades socioeconômicas e à discriminação de grupos historicamente em situação de vulnerabilidade na sociedade, tais como:  pessoas negras, indígenas e quilombolas, mulheres, comunidade LGBTQIA+, pessoas com deficiência e necessidades específicas, dentre outros grupos.

Conheça a estrutura:

Acessibilidade Educacional – CAE

Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE) é um setor vinculado à Pró Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE) da Universidade Federal de Santa Catarina. A CAE está localizada no andar térreo do prédio da Reitoria I (Um)- campus Florianópolis, em frente à PRODEGESP. Atuando junto aos cursos de graduação e pós-graduação, atende ao princípio da garantia dos direitos das pessoas com deficiência, mediante a equiparação de oportunidades, visando à autonomia pessoal e acesso ao conhecimento.

Pedagogas, fonoaudióloga, psicóloga, assistente em administração, assistentes sociais e intérpretes de Libras/Português SEI.LIBRAS fazem parte da CAE, que coordena o desenvolvimento de ações pedagógicas e institucionais voltadas à remoção de barreiras físicas, informacionais, educacionais, comunicacionais, linguísticas, programáticas e atitudinais existentes na UFSC que impedem a participação plena e o acesso ao conhecimento por parte de estudantes com deficiência, servidores docentes e técnicos e comunidade em geral.

Relações Étnico-Raciais – COEMA

A Coordenadoria de Relações Étnico Raciais (COEMAé um setor que compõe a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE) e se propõe a acompanhar as políticas para a permanência estudantil de negros, indígenas e quilombolas. Criada em 2021, possui os objetivos de dar suporte à PROAFE no estabelecimento de ações de enfrentamento às desigualdades étnico-raciais entre estudantes da UFSC, de forma multicampi; promover a articulação das ações de enfrentamento institucional ao racismo na universidade; contribuir para a visibilidade das diversidades étnico-raciais; promover diálogo permanente com estudantes e movimentos sociais e acompanhar as políticas para a permanência estudantil de indígenas, quilombolas, negros e negras em articulação com demais setores da UFSC.

COEMA é uma palavra de origem indígena – de base tupi – que significa “amanhecer” e foi escolhida como sinal de intenção de um novo começo e de uma relação mais próxima com estudantes e comunidades.

Diversidade Sexual e Enfrentamento da Violência de Gênero – CDGEN

A Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento de Violência de Gênero (CDGEN) é um setor vinculado à Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi criada durante a gestão do Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo com o objetivo de estabelecer políticas de enfrentamento à LGBTfobia e violência contra a mulher, na luta pela promoção dos direitos da população universitária LGBTQIA+ e mulheres vítimas de violências. A CDGEN está localizada no térreo da Reitoria 1 (Florianópolis), em frente à PRODEGESP.

A CDGEN- PROAFE tem entre seus objetivos (concentra sua energia para) mudar as situações de preconceito, discriminação e violência(s) de gênero no âmbito da UFSC, minimizando seu impacto no cotidiano da comunidade universitária, contribuindo para um viver harmônico e saudável.

Vinculada à CDGEN, temos o Serviço de Apoio à Amamentação (Saam) com o propósito de oferecer apoio e suporte acolhedor para que a nutriz trabalhadora/estudante possa manter o aleitamento mesmo no retorno das suas atividades.

A atividade-chave do serviço é através da Sala de Apoio à Amamentação, local destinado à retirada e estocagem de leite humano e tem por objetivo atender às nutrizes que precisam esvaziar as mamas durante o expediente, oportunizando a continuidade do aleitamento ou até mesmo a doação a um banco de leite humano. O espaço foi inaugurado em 19/08/2019 no Campus Reitor João David Ferreira Lima, no bairro Trindade e está em fase de implantação devido à aquisição de materiais respeitarem o calendário de compras da instituição.

Diretoria de Validações – DAE

A essa diretoria cabe fazer a interlocução e o encaminhamento de demandas dos respectivos setores a ela integrados, trabalhando mais diretamente no âmbito do ingresso dos estudantes, servidores docentes e técnicos na universidade.

O procedimento de validação de autodeclaração para as diferentes categorias de cotas (étnico-racial, renda, quilombolas, indígenas, refugiados e pessoas com deficiência) é um importante dispositivo de controle social das vagas reservadas da UFSC, pois é um instrumento que visa garantir que tais vagas serão ocupadas de fato pelo público a quem elas se destinam.

Denúncias

A UFSC está atenta aos preconceitos de gênero, raça e identidade. A Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) propõe ações de cuidado e acolhimento das pessoas da comunidade universitária, propiciando sua convivência saudável, integrada e inclusiva.

Estudantes, vítimas do preconceito, podem e devem denunciar aos órgãos da UFSC qualquer tipo de agressão sofrida dentro da sua estrutura, e até mesmo pelas redes sociais. A Universidade irá apurar os fatos e, quando necessário, aplicará as medidas cabíveis a cada caso.

 

Mais informações no site da PROAFE.

Proafe – localiza-se no andar térreo do prédio da Reitoria