Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades

15/01/2019 10:34

Denúncias

A UFSC está atenta aos preconceitos de gênero, raça e identidade. A Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad) propõe ações de cuidado e acolhimento das pessoas da comunidade universitária, propiciando sua convivência saudável, integrada e inclusiva.

Estudantes, vítimas do preconceito, podem e devem denunciar aos órgãos da UFSC qualquer tipo de agressão sofrida dentro da sua estrutura, e até mesmo pelas redes sociais. A Universidade irá apurar os fatos e, quando necessário, aplicará as medidas cabíveis a cada caso.

A Secretaria de Segurança Institucional (SSI) da UFSC faz o primeiro atendimento e encaminha os casos para os órgãos responsáveis.

Os denunciantes, por hábito e desconhecimento, recorrem à Ouvidoria, porém as denúncias referentes às discriminações podem ser entregues diretamente na Saad.

Ações Afirmativas e Diversidades

“Desenvolver ações institucionais, pedagógicas e acadêmicas direcionadas às ações afirmativas e de valorização das diversidades na Universidade, referentes à educação básica, graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão, contratação de pessoal e gestão institucional”. A Saad não está sozinha em sua missão, articula-se, frequentemente, com as demais estruturas universitárias, entre elas: Ouvidoria, Segurança do Campus, Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp). Possui cinco coordenadorias:

Inclusão Digital

Localiza-se ao lado da Biblioteca (BU) e possui 200 computadores; 176 são para uso comum dos alunos e, servidores. Também disponibiliza um espaço familiar, onde pais e mães da UFSC podem acessar a internet e fazer seus trabalhos enquanto seus filhos desenham, brincam e descansam.

Para alunos que utilizam cadeira de rodas foram adaptadas quatro bancadas e dois computadores com software Ledor.

Acessibilidade Educacional

Pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais fazem parte da CAE, que coordena o desenvolvimento de ações pedagógicas e institucionais voltadas à remoção de barreiras físicas, informacionais, educacionais, comunicacionais, linguísticas, programáticas e atitudinais existentes na UFSC que impedem a participação plena e o acesso ao conhecimento por parte de estudantes com deficiência, servidores docentes e técnicos e comunidade em geral.

Abrange todos os cursos, para que o tema de aula seja acessível ao aluno.

Diversidade Sexual e Enfrentamento da Violência de Gênero

Trabalha, em toda a estrutura universitária, as políticas voltadas às ações para a mulher e o público LGBTT, como as de enfrentamento à fobia de gênero e de violências contra mulher. Coordena programas, projetos e atividades, visando ao respeito à dignidade da população LGBTT, independente da orientação sexual e da identidade de gênero, buscando a garantia dos direitos humanos.

Relações Étnico-Raciais

Assessora na articulação e transversalização das questões étnico-raciais no ensino, pesquisa e extensão, por meio da formulação de estratégias para acolhimento e inserção dos estudantes indígenas, negros e quilombolas, constituindo um canal de apoio entre estes e os demais órgãos, promovendo ações de conscientização contra o racismo no meio acadêmico e orientando em casos de crimes raciais.

Ações de Equidade

Voltada ao acompanhamento dos estudantes ingressantes pela Política de Ações Afirmativas auxiliando no planejamento e na organização do processo de matrícula e validação da autodeclaração de renda. Também auxilia na divulgação das formas de ingresso da graduação buscando fortalecer a comunicação entre a Universidade e a comunidade.

Mais informações no site da Saad.

Saad – localiza-se no andar térreo do prédio da Reitoria