Boas-vindas, protestos e cuidados: a recepção aos calouros 2015

09/03/2015 08:47

“A gente quer que vocês saiam da UFSC tão felizes quanto estão agora, entrando, ou até mais”, disse duas vezes o psiquiatra Jairo Bouer durante sua palestra de recepção aos calouros 2015, na manhã desta segunda-feira. Bouer apresentou-se como um colega, pois, apesar de já haver concluído aqui o curso de Biologia e entregado o TCC, ainda não colou grau e, portanto, ainda se considera um aluno.

E, para que os calouros aproveitem ao máximo as possibilidades oferecidas tanto na sala de aula quanto na nova fase da vida que acompanha a chegada à Universidade, conversou sobre precauções com drogas ilícitas e proibidas, especialmente álcool e maconha, sobre prevenção em relação a gravidez indesejada e a doenças sexualmente transmissíveis e acompanhamento psicológico. São desafios importantes para lidar com educação e convivência em uma geração que descreveu como mais precoce, acostumada a autonomia e questionar autoridade e que deve tomar decisões importantes sobre suas próprias vidas. Ao final, resumiu: “cuidem de vocês”.

As falas anteriores foram curtas: Julian Borba e Rogério Luiz de Souza , da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) apresentaram as atribuições do órgão. Denise Cord, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), ressaltou a importância das políticas de permanência e convidou os novos alunos a conhecerem os coletivos e movimentos, além do Comitê Estudantil em Defesa do HU 100% Público, que subiu ao palco e apresentou uma esquete em protesto contra a possibilidade de adoção da Ebserh pelo Hospital Universitário.

O calendário das boas-vindas aos calouros continua nesta terça-feira.