Caloura e Calouro UFSC, parabéns!

Você ingressa neste semestre em uma das maiores universidades do Brasil e da América Latina. Seja muito bem-vinda(o)!

Para você não se perder neste novo mundo em que ingressa, preparamos esta página que reúne as mais importantes informações para sua ambientação à vida acadêmica, como acesso à plataforma de apoio às aulas, contatos dos cursos de graduação, informações sobre apoio pedagógico, eventos de recepção e boas-vindas, acesso a benefícios e auxílios, além dos canais oficiais de informações.

Medidas de prevenção contra a Covid-19

A UFSC, durante o ano letivo de 2023 terá atividades presenciais, ainda com a consciência da necessidade de cuidarmos uns dos outros. Por isso, é importante manter atualizada a vacinação contra a Covid-19.

>> Para ter acesso às normativas sanitárias que estão em vigência na UFSC, acompanhe o site: coronavirus.ufsc.br.

Minha identificação virtual na UFSC

Antes de sair acessando os sistemas e serviços da universidade, você precisa ativar sua Identidade UFSC (ID UFSC). Para aprender a ativá-la clique no link para saber mais: >> Ativar IDUFSC <<

Além disso, a Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) tem um Catálogo de Serviços no qual você pode ver tudo o que a universidade oferece em soluções de TI. Acesse aqui.

Como acessar minha grade de horários?

As disciplinas estão disponíveis no CAGR (Controle Acadêmico de Graduação), com horários e professores(as). Ainda no CAGR você consegue emitir documentos como atestado de matrícula e histórico, além de registrar  o seu cadastro acadêmico (lembre de manter sempre seus dados atualizados). O CAGR vai te acompanhar durante toda graduação, pois a partir do segundo semestre é nele que você vai realizar sua matrícula. Ficou com dúvidas? Entre em contato com a coordenadoria do seu curso de graduação, acessando a página do seu Centro de Ensino.

>> Contatos dos Centros de Ensino e Departamentos <<

Como acessar a Plataforma Moodle?

O Moodle é a plataforma de apoio às disciplinas presenciais da UFSC. O uso dela por parte dos docentes, no regime presencial, é opcional. Lá você encontrará planos de ensino, atividades, links e até poderá enviar trabalhos. Para conhecer um pouco mais do Moodle, acesso o tutorial preparado pela equipe do Programa Institucional de Apoio Pedagógico da UFSC (Piape):

>> Tutorial Moodle <<

Para acessar o Moodle, clique em: >> Acessar Moodle <<

Quando começa e termina o semestre?

O Calendário Acadêmico é aprovado todo ano! Acesse: >> Calendário Acadêmico de Graduação <<

Lembrando que para a pós-graduação, cada programa segue seu calendário específico, que deve ser verificado na página do próprio programa. Saiba quais são os programas de pós-graduação da UFSC aqui.

Apoio e Orientação Pedagógica – PIAPE/UFSC

As atividades de apoio e orientação pedagógica são oferecidas pelo Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (Piape) nos cinco campi da UFSC e englobam grupos de aprendizagem, atendimentos de orientação pedagógica e oficinas, que são ministradas por tutores e tutoras com formação específica na área de atuação, sob a supervisão de professor(a) ou técnico-administrativo(a) em Educação da UFSC com formação compatível e coordenadas pela equipe do PIAPE.

O apoio pedagógico é trabalhado por meio de grupos de aprendizagem e concentra-se, atualmente, nas áreas de Matemática, Física, Química, Bioquímica, Leitura e Produção Textual, Informática e Estatística. É oferecido em módulos presenciais ou remotos com duração de quatro a sete semanas ou em turmas semestrais. A participação requer inscrição prévia que pode ser feita acessando a página do PIAPE. São emitidos certificados àqueles(as) que obtiverem, no mínimo, 75% de presença nas atividades dos grupos de aprendizagem. Os certificados poderão ser validados como atividades complementares, de acordo com o Projeto Pedagógico de cada curso de graduação.

Os atendimentos de orientação pedagógica são individuais ou em grupos e têm como objetivo orientar os estudantes no que diz respeito a sua vida acadêmica, especialmente, no planejamento, organização e gerenciamento da rotina de estudos com vistas ao desenvolvimento de maior autonomia e melhoria no desempenho das atividades acadêmicas e dos processos de aprendizagem. As pessoas interessadas devem acessar a página e preencher o link de inscrição. Não havendo vaga imediata, o estudante fica em lista de espera.

Além do apoio por meio de grupos de aprendizagem e dos atendimentos de orientação pedagógica, os tutores do PIAPE também ofertam oficinas, consistindo em uma excelente oportunidade para trabalhar temas pontuais que são relevantes na evolução dos estudos na graduação.

>>Site do Piape<<

Assistência estudantil

Estudantes em vulnerabilidade (renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo) podem pleitear apoio institucional da UFSC, através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). Fique atento ao site da Prae para acompanhar o lançamento e atualizações dos editais:

• Auxílio Emergencial e Auxílio Internet
  • Auxílio-Moradia
  • Auxílio Creche
  • Bolsa Estudantil
  • Isenção das Refeições no Restaurante Universitário

>> Cadastro Prae <<

Fique por dentro

Saiba todas as últimas notícias da UFSC! Conheça nossos canais oficiais de informação:

Site: ufsc.br